top of page
  • Foto do escritorBeatriz Escarati

O que pode funcionar nesta etapa da pandemia em Juiz de Fora?


No último sábado (24), Juiz de Fora entrou oficialmente na última etapa Programa Minas Consciente, que prevê mudanças nas medidas restritivas impostas pela pandemia do novo Coronavírus. A chamada Onda Verde, inclui a flexibilização das regras de contenção e a liberação dos serviços não essenciais.


As novas medidas, foram aprovadas na última quinta-feira (22) pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. Confira os principais pontos do novo decreto:

Atividade de ensino

Apesar de liberadas na “onda verde”, as atividades de ensino curricular, descritas no plano estadual “Minas Consciente” como educação infantil, educação fundamental e ensino médio, continuam proibidas no município. Para o ensino superior, foram liberadas as aulas práticas de cursos de saúde e estágios dessa área para faculdades particulares. Já a UFJF tem autonomia para definir suas atividades.

Bares e restaurantes

Ampliação do horário de funcionamento dos bares e restaurantes que podem funcionar, agora, entre 10h a meia-noite. Antes, a permissão era até as 22h. As atividades entretenimento dentro desses espaços como música ao vivo e espaço kids, seguem proibidas. A justificativa, é que esses espaços geram uma grande aglomeração de pessoas.

Permanecem a proibição do autosserviço e a ocupação máxima de 50% dos espaços. Também estão proibidas as vendas de qualquer produto para o público em pé nestes estabelecimentos.

Eventos

De acordo com o “Minas Consciente”, ficam autorizados os eventos, reuniões e atividades em espaço público e privado resguardando-se o distanciamento de quatro metros quadrados por pessoa, em locais abertos. Em locais fechados, a distância obrigatória por pessoa será de dez metros quadrados. Eventos de grande porte devem observar as legislações municipais e estaduais já existentes em concomitância com os regramentos do plano "Minas Consciente" e da Deliberação Normativa 17.

Clubes Sociais

Os clubes poderão trabalhar observando o limite máximo de 50% da capacidade de espaço físico, ao contrário dos 30% atuais. Saunas e áreas de churrasqueiras continuam proibidas. As piscinas poderão funcionar com 50% de sua capacidade. Atividades esportivas coletivas continuam autorizadas, sendo agora, o espaçamento de um indivíduo a cada quatro metros quadrados. Vestiários continuam impedidos para banho. Quadras e campos de futebol estão liberados. Bares e academias podem funcionar seguindo os protocolos estabelecidos para suas atividades.

Atividades esportivas

Fica permitida a atividade de locação de campo e quadras de futebol, o que antes era vedada. Entretanto, permanece proibida a presença de público, assim como nas demais atividades já liberadas na “onda amarela”. Estádios de futebol, sem presença de público, continuam liberados, ainda, apenas para atividades profissionais.

Cinema

Mesmo autorizado a retomar suas atividades, as 18 salas de cinema em Juiz de Fora permanecem fechado. A justificativa do setor, é de que o distanciamento proposto reduz drasticamente o público.

Atividades Artísticas

Ficam autorizadas as atividades artísticas criativas e de espetáculo como teatro, dança, espetáculos circenses, dentre outros, seguindo os protocolos do “Minas Consciente”, mantendo o espaçamento mínimo de dez metros quadrados por pessoa.

Espaço de festas e eventos

Ficam liberados os serviços de locação de espaço de festas e eventos, bem como as atividades relacionadas como filmagens, fotografias, serviços de buffet, sonorização, iluminação, etc.

Atividades vedadas

Mesmo com o avanço para a nova onda, algumas atividades seguem restritas. São elas: parques de diversão, discotecas, danceterias, salões de dança e similares. Também ficam proibidas as atividades de serviços na modalidade de sauna e banhos.

Após 15 dias na “onda verde”, o Comitê realizará nova avaliação e poderá flexibilizar as situações mais restritivas adotadas em âmbito local.

Atualização dos números de casos do Covid-19

Segundo a Secretária de Estado de Saúde divulgou nesta terça-feira (27), o boletim informativo que aponta 351.033 casos confirmados e 8.789 óbitos. O número foi atualizado após 1.521 contaminações e dez novos óbitos nas últimas 24 horas.

Segundo o boletim 22.059 casos estão sendo acompanhado e 320.185 pessoas se recuperaram do Covid-19.

Em Juiz de Fora, até o dia de ontem a secretaria estadual confirmou 6.944 casos e 254 óbitos após registrar três mortes nas últimas 24h. Até o momento 24.942 casos suspeitos seguem sendo monitorados.

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page