DESENVOLVIMENTO

QUEM SOMOS

A Comunitude foi idealizada pelo jornalista Elias Arruda no ano de 2014, Morador do bairro Santa Efigênia, periferia da região sul de Juiz de Fora. Percercebendo as dificuldades em promover reportagens e atividades que pudessem contribuir, de forma positiva, com os bairros periféricos de Juiz de Fora, Arruda começou a elaborar um trabalho que fosse além de dar visibilidade para as periferias, mas que contribuísse com o seu desenvolvimento como um todo. Por isso, entre os anos de 2014 e 2016, o projeto foi sendo estudado e modificado. 
 
Em 2018, durante o dia dos Reis Magos, uma reportagem feita com a Folia de Reis da Comunidade do Carrapatinho (Ipiranga), foi decisiva para que o projeto fosse ampliado. Com a colaboração de dois amigos, Allysson e Leonardo, moradores da região, e com uma câmera fotográfica, um vídeo mostrando os bastidores da Folia ultrapassou 10 mil visualizações e a procura pelos trabalhos do projeto aumentaram consideravelmente. 
 
Após o resultado, Arruda procurou pelo empresário Otávio Sá que, tendo como foco de trabalho o desenvolvimento do ser humano através do conhecimento, prontamente aceitou em fazer parte do projeto. A partir daí novos colaboradores se aproximaram desta rede de transformação social, auxiliando na elaboração dos projetos e das ações. Após a reformulação no ano de 2019, A Comunitude vem buscando novas possibilidades e parcerias para a implementação de seus trabalhos.