• Comunitude Ação e Atitude

Ong desenvolve carroça elétrica para ajudar catadores de recicláveis


Carroça elétrica , carroça do futuro, catadores de reclicáveis

Um projeto desenvolvido pela ONG Pimp My Carroça, São Paulo, está criando carroças e triciclos elétricos para catadores de materiais recicláveis. A “carroça do futuro” está sendo planejada por designers, engenheiros e catadores.


De acordo com a descrição do projeto, o objetivo é facilitar a vida dos profissionais que utilizam este meio para sustento, incluindo principalmente homens mais velhos e com doenças graves, que não param de trabalhar devido às necessidades que enfrentam.


A gestora do projeto Carroças do Futuro, Adriane Andrade, disse em entrevista para a BBC News, que a ideia surgiu do artista plástico Mundano, fundador da ONG Pimp My Carroça e conhecido por pintar veículos de catadores. "É cuidando da ferramenta de trabalho das pessoas que elas começaram a mudar. Começamos nosso projeto em 2019 em parceria com Instituto Clima e Sociedade. Pesquisamos iniciativas anteriores que buscavam colocar motores em carroças e nos reunimos com engenheiros elétricos, engenheiro mecânico, especialistas em energia solar, especialistas em gerenciamento de resíduos, estudantes e fizemos seis protótipos", afirmou. Além disso, eles firmaram uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para a montagem de um projeto técnico.


Após estudos a ONG concluiu que as carroças serão melhores para atuar em grandes metrópoles e os triciclos nas cidades litorâneas, por terem o terreno mais plano.


Para conhecer mais sobre o projeto e a Ong, clique aqui





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo