top of page
  • Foto do escritorBeatriz Escarati

Oito influenciadores negros, de Juiz de Fora, que você precisa conhecer



Quando falamos na luta contra o racismo, devemos entender que essa é missão de todas as pessoas. Neste contexto, precisamos fazer mais do que atos para enfrentar o preconceito, precisamos dar voz e visibilidade a essas pessoas que estão criando conteúdos relevantes, dentro e fora da internet. Afinal, a informação continua sendo a maior ferramenta na luta pela transformação social.


Por isso, a Comunitude preparou uma lista com oito influenciadores digitais negros, de Juiz de Fora, que você precisa conhecer. Modelos, professores e até jornalistas. Há diversos conteúdos com linguagens que se encaixam em todos os públicos, mas que reúnem um único propósito: debater a pauta racial.

Confira a lista:


1- Papo de Preta:



As jornalistas Natália Romualdo e Maristela Rosa, formam o canal Papo de Preta, um espaço voltado para a discutir o preconceito, racismo e empoderamento. Criado em 2015, o canal hoje tem 174 mil inscritos. O objetivo é dar voz e visibilidade principalmente para as mulheres negras. As postagens que acontecem semanalmente trazem conteúdos sobre: Cultura pop, cotidiano, beleza, sociedade...


Acompanhe o Papo de Preta nas redes sociais:

Facebook: Papo de Preta

Intagram: Papo de Preta

Youtube: Papo de Preta



2- Lauro Higino

Professor de Direito Constitucional e Filosofia, Lauro Higino leva a pauta racial para discussão dentro e fora da internet. Atualmente, seu debate deu vida ao Nix Canal, um espaço onde são criadas pautas com base no direito e na filosofia para falar, pensar e refletir sobre questões raciais. Lauro também leva seu conhecimento para as rodas de conversa promovidas pela Pastoral Afro Brasileira Axé Criança, que tem como proposta trabalhar temas relacionados a periferia e a política.


Acompanhe o Professor nas redes sociais:

Youtube: Nix Canal



3- Lorena Lopes

Modelo e ativista nas redes sociais, principalmente quando o assunto é beleza e saúde da mulher negra! Lorena Lopes tem 25 anos e teve sua foto estampada na capa de uma das maiores revistas de moda do mundo, a Vogue Itália. Mulher e moradora da periferia de Juiz de Fora, ela trás na sua fala e na sua imagem a representatividade para muitas meninas que sonham em entrar para o mundo da moda.


Acompanhe a modelo nas redes sociais:

Instagram: Lorena Lopes




4- Will Marinho


Jornalista, diretor do projeto Caixa Preta e colunista na revista Casa Vogue, Will como gosta de ser chamado, trás para nós a importância da discussão sobre o racismo estrutural e, claro, a representatividade do homem negro dentro da comunicação. Recentemente o jornalista trouxe ao ar dois projetos em parceria com a Jovem Pan. O primeiro foi a série “Pessoas Precisam de Pessoas" lançada em setembro, com o objetivo de falar sobre saúde mental nos dias atuais. O segundo se chama “Caixa Preta”, uma hub de projetos para negros e negras que tem como objetivo abordar a pauta racial no dia a dia dos brasileiros. A série estreia na próxima segunda-feira, às 12h, no canal do youtube, da Jovem Pan.


Acompanhe o jornalista Will Marinho nas redes sociais:

Instagram: @mackwill



5- Maykon Nutella


“Eiiii Manas da Internet!” Esse bordão é bem conhecido nas redes sociais não é mesmo? Pois bem, o dono dele se chama Maykon, mais conhecido como Nutella. Estudante de jornalismo, o jovem, criador de conteúdo digital, faz das redes sociais o seu instrumento de fala. De forma descontraída, Nutella trás para nós uma pauta importante sobre a discussão do jovem negro periférico e LGBTQIA+.


Acompanhe MayKon Nutella nas redes sociais:

Instagram:Maykon Nutella



6- AD Júnior


Adilson dos Santos Júnior, conhecido como AD Júnior, é influenciador e especialista em Marketing Digital. Em suas redes trás debates sobre o racismo estrutural e as formas de superá-lo, além de questões raciais para empresas no Brasil. Desde o ano passado, o influenciador integra o time do programa Trace Trends, o primeiro programa em canal aberto na tv brasileira completamente dedicado a cultura afrobrasileira. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 23:30h, na Rede TV.


Acompanhe AD Júnior nas Redes Sociais

Youtube: AD Junior

Facebook: AD Junior

Instagram: @adjunior_real



7- Yuri Ronaldo


Yuri é jornalista e fundador do site de entretenimento Hashtag Pop, que engloba notícias do cenário Pop internacional e brasileiro, incluindo produções independentes. O site também é espaço para discussões raciais e de gênero que acontecem no no nosso cotidiano.

Acompanhe influenciador nas redes sociais:

Instagram: Yui Ronaldo

Facebook: Yuri Ronaldo



8- Comunitude



A Comunitude foi idealizada pelo jornalista Elias Arruda no ano de 2014, Morador do bairro Santa Efigênia, periferia da região sul de Juiz de Fora. Percebendo as dificuldades em promover reportagens e atividades que pudessem contribuir, de forma positiva, com os bairros periféricos de Juiz de Fora, Arruda começou a elaborar um trabalho que fosse além de dar visibilidade para as periferias, mas que contribuísse com o seu desenvolvimento como um todo. Hoje o projeto conta com a colaboração da Jornalista Beatriz Escarati, da graduanda em Serviço Social Elaine Arruda, da graduanda em Jornalismo Aryane Alves e da influenciadora Gabriella Silva.


Acompanhe a Comunitude nas redes sociais

Facebook: Comunitude

Instagram: Comunitude

Youtube: Comunitude

Site: Comunitude

482 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page