Obras de estabilização em bairros de Juiz de Fora

O recurso, obtido junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, será usado em sete pontos considerados de alto risco.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Defesa Civil, confirmou um repasse de R$ 6.110.734,48 para a realização de obras de reconstrução e estabilização em áreas afetadas pelas chuvas de janeiro de 2022. O objetivo é garantir a segurança dos moradores e a recuperação da infraestrutura local. O dinheiro é da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Bairros Contemplados e as Obras

As obras serão realizadas em sete pontos específicos, em bairros que foram impactados pelos deslizamentos de 2022 e que são mapeados como áreas de risco. As localidades são:

  • Três Moinhos (duas intervenções)
  • São Tarcísio
  • Linhares
  • Jardim de Alá
  • Santo Antônio
  • Ponte Preta

Esses locais sofreram com deslizamentos que resultaram na interdição de imóveis, visando a proteção dos moradores. As obras têm o objetivo de permitir que as famílias retornem para suas casas com segurança.

Para isso, serão aplicadas diversas técnicas de engenharia, como a construção de muros de flexão, cortinas atirantadas e solo grampeado. A maior intervenção será na Rua Maria Florice dos Santos, no bairro Três Moinhos. Outra obra será na Rua João Luzia, também no Três Moinhos, onde será construída uma cortina atirantada para estabilizar um talude.

Processo de Captação e Importância do Recurso

A captação do recurso foi possível após a PJF decretar “Situação de Emergência” em janeiro de 2022, o que foi reconhecido pelo Governo Federal. Naquele mês, a Defesa Civil registrou 609 ocorrências, incluindo 244 deslizamentos de terra, com um volume de chuva que superou a média histórica.

Com base nesse cenário, a Defesa Civil e a Secretaria de Obras elaboraram um relatório técnico que detalhou os danos e as necessidades de cada área afetada. A aprovação deste documento pela Defesa Civil Nacional foi o passo para a liberação da verba.

Este investimento visa solucionar problemas de infraestrutura danificada, além de proporcionar mais segurança para a população que reside e circula nessas áreas. As obras, que serão executadas simultaneamente, representam um esforço para a estabilização do solo e a segurança dos moradores.

Compartilhe
Rolar para cima